O Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCardio) da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Faculdade de Medicina, oferece curso de Mestrado em Ciências Cardiovasculares com áreas de concentração em Ciências biomédicas e Cardiologia clínica.

No ano de 2010 foi aprovado o primeiro Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Cardiologia entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio de seus hospitais, o InCor, o Hospital de Messejana e o Hospital Universitário Walter Cantídio. O principal objetivo deste programa foi capacitar pesquisadores do Estado do Ceará na área de cardiologia. Em decorrência do sucesso do DINTER foi proposta a criação de um programa de pós-graduação stricto sensu contemplando as áreas básica e clínica das ciências cardiovasculares.

O Mestrado do PPGCardio é o primeiro programa de pós-graduação em ciências cardiovasculares das regiões Norte e Nordeste do Brasil, foi aprovado pela CAPES em outubro de 2018 e o início das atividades se deu em agosto de 2019. O PPGCardio tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores e promoção da investigação científica em ciências cardiovasculares, contribuindo para a redução da prevalência, morbidade e mortalidade das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil. As linhas de pesquisa serão “Fisiologia do sistema cardiovascular e do equilíbrio hidroeletrolítico”, “Farmacologia do sistema cardiovascular”, “Epidemiologia e manifestações clínicas das doenças cardiovasculares” e “Fisioterapia cardiovascular aplicada”.

O PPGCardio possui infra-estrutura de pesquisa e conta com 13 professores e orientadores com ampla experiência em ensino e pesquisa.