Linhas de pesquisa
Linhas de pesquisa da área de concentração “Ciências biomédicas”
“Fisiologia do sistema cardiovascular e do equilíbrio hidroeletrolítico”
Docentes: Armênio Aguiar dos Santos, Camila Ferreira Roncari e Richard Boarato David.
O objetivo dessa linha de pesquisa é estudar os efeitos na motilidade gastrintestinal de rearranjos do volume extracelular, seja por infarto agudo do miocárdio, perda da função renal, estabelecimento de fístula aorto-caval ou mudanças posturais passivas (tilt up and tilt down). Além disso, constitui-se objetivo dessa linha de pesquisa o estudo dos mecanismos centrais envolvidos na regulação da pressão arterial, na excreção renal de água e de sódio, no controle da sede e do apetite ao sódio. Em especial, a compreensão da interação de mecanismos neurais e humorais sobre o comportamento ingestivo em modelos animais de hipertensão, hipovolemia e hiperosmolaridade plasmática. Os projetos relativos a essa linha de pesquisa serão desenvolvidos no laboratório de neurofisiologia e comportamento ingestivo e no laboratório escola Prof. Luiz Capelo que dispõem de infra-estrutura e equipamentos adequados para realização de pesquisa científica sobre esses assuntos.
“Farmacologia do sistema cardiovascular”
Docentes: Alexandre Havt Bindá, Mohammed Saad Lahlou e Rodrigo José Bezerra de Siqueira.
Essa linha de pesquisa visa a descoberta de novos fármacos de origem sintética ou natural que possam vir a ser utilizados para o tratamento de doenças cardiovasculares, tais como hipertensão renovascular e hipertensão arterial pulmonar, bem como identificar produtos naturais, em sua grande maioria originados da flora brasileira, que possam diminuir ou evitar o impacto lesivo provocado por drogas de uso clínico ou peçonhas animais que tenham efeitos cardio/nefrotóxicos. Os projetos relativos a essa linha de pesquisa serão desenvolvidos no laboratório de farmacologia cardiovascular e laboratório de toxinologia molecular que dispõem de infra-estrutura e equipamentos adequados para realização de pesquisa científica.
Linhas de pesquisa da área de concentração “Cardiologia Clínica”
“Epidemiologia e manifestações clínicas das doenças cardiovasculares”
Docentes: Ane Karoline Medina Néri, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Diego Bastos Porto, Eduardo Arrais Rocha, Francisco Adelvane de Paulo Rodrigues, Jefferson Luís Vieira e Ricardo Pereira Silva.
De acordo com a IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), nos últimos trinta anos ocorreu um declínio razoável da mortalidade por causas cardiovasculares em países desenvolvidos, enquanto elevação relativamente rápida e substancial tem ocorrido em países em desenvolvimento, dentro os quais o Brasil. Nesse contexto, as lesões ateroscleróticas na aorta torácica têm sido reconhecidas como uma importante causa de acidente vascular cerebral (AVC) e embolização periférica, que podem resultar em danos neurológicos severos assim como falha e morte múltipla de órgãos. Tal enfermidade trata-se de uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial que ocorre em resposta à agressão endotelial, acometendo principalmente a camada íntima de artérias de médio e grande calibre. Com isso, eventos embólicos podem ocorrerespontaneamente ou podem ser induzidos por intervenções incluindo cateterização cardíaca, arteriografia, intervenções periféricas, balões intra-aórtico, e cirurgia cardíaca ou vascular.
“Fisioterapia cardiovascular aplicada”
Docente: Camila Ferreira Leite, Octávio Barbosa Neto e Rafael Barreto de Mesquita
Essa linha de pesquisa tem como objetivos a realização de estudos clínicos que envolvam a avaliação e a intervenção da fisioterapia cardiorrespiratória. Especificamente, estudos que compreendam o entendimento dos efeitos do exercício físico nas funções do sistema musculoesquelético, cardiovascular e respiratório aplicados às situações clínicas como estratégia preventiva ou de tratamento para sujeitos com afecções cardiovasculares através dos programas de reabilitação serão a temática de destaque a ser explorada nesta linha de pesquisa. Por fim, esta linha também se propõe a pesquisar instrumentos de medida que permitam estimar o perfil funcional do sujeito cardiopata, incluindo na abordagem científica os estudos de validação de instrumentos de desempenho funcional a populações com desordens cardiovasculares específicas.